O que é um visto e como solicitar?

Visto é um documento oficial emitido por um país que permite que um indivíduo entre e permaneça legalmente nesse país por um período específico, com um propósito específico, como turismo, trabalho, estudo, reunião familiar, entre outros. 

No contexto de morar em Portugal, um visto é necessário para permanecer no país por um período prolongado, além da isenção de visto de 90 dias que os cidadãos brasileiros têm no âmbito do acordo de Schengen.Solicitar um visto para Portugal envolve seguir um processo específico, que pode variar com base no tipo de visto que você está buscando. 

Aqui estão os passos gerais para solicitar um visto para Portugal:

  1. Definir qual será seu objetivo em Portugal e se preenche os requisitos específicos do tipo de visto pretendido;
  2. Pesquisar qual o Consulado Geral de Portugal mais próximo ou VFS https://www.vfsglobal.com/
  3. Providenciar a documentação necessária;
  4.  Submeter a documentação.

Existem vários tipos de visto de residência, os mais comuns são: 

Visto de Trabalho: D1 (visto de residência para exercício de atividade profissional subordinada) destinado a estrangeiros que têm um contrato de trabalho em Portugal ou que desejam abrir um negócio no país. 

Visto de profissional liberal: D2 (visto de residência para profissional independente ou empreendedor) destinado a estrangeiros que têm um contrato de prestação de serviço liberal em Portugal ou que desejam abrir um negócio no país. 

Visto de Estudo: D4 (visto de residência para investigação, estudo, estágio profissional ou voluntariado) destinado a estudantes matriculados em uma instituição de ensino em Portugal. 

Visto de Reagrupamento Familiar: D6 (visto de residência para reagrupamento familiar) destinado a familiares de cidadãos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal.

Visto para aposentado: D7 (visto de residência para aposentado, religioso ou pessoa que tenha rendimento próprio). 

Visto de procura de trabalho: permite seu titular entrar e permanecer em território português com finalidade de procura de trabalho. Este visto é concedido para um período de 120 dias, podendo ser prorrogável por mais 60 dias. 

Obter um visto de residência em Portugal pode ser um processo burocrático, é necessário apresentar uma série de documentos, como passaporte válido, comprovante de meios de subsistência, comprovante de alojamento, entre outros.