Como planejar sua mudança para Portugal

Um bom planejamento é a chave para o sucesso nesse momento tão importate. Aqui estão alguns passos básicos para tornar sua mudança uma realidade: 

1. Pesquisa e Informação: Pesquise tudo sobre Portugal, desde o custo de vida, melhores cidades e bairros, sistema de saúde e educação, clima e temperatura até comidas regionais. Sites e grupos nas redes sociais e blogs são fontes valiosas de informações, porém muito cuidado, porque nem todas as informações são verdeiras e algumas tratam somente da experiência pessoal de cada um. Na dúvida procure fontes confiáveis e oficiais. 

2. Documentação: Comece por reunir os documentos necessários para o visto de residência. Isso inclui certidões, comprovantes de renda e antecedentes criminais. Se necessário, contrate um especialista no assunto para te orientar de forma correta e não esquecer de levar nenhum documento importante. Não esqueça também que todo documento estrageiro em Portugal só tem validade se estiver apostilado (apostila de Haia). 

3. Finanças: Talvez essa seja a parte mais importante do seu plenajeamento e é exatamente o que as pessoas mais costumam negligenciar. Realize um orçamento detalhado que cubra todos os custos iniciais e mensais, incluindo moradia, transporte, alimentação e lazer. Atente-se para o crescente custo de moradia em Portugal, tanto para locação (arrendamento) quanto para a compra do imóvel, por conta da procura elevada ocorrida nos últimos anos. Pesquise por bancos locais e opções de transferência internacional de dinheiro para facilitar sua vida financeira. 

4. Aprender o Idioma: Mesmo sendo fluente em português, existem muitas diferenças como expressões e sotaques, que ascabam por dificultar a comunicação no início. Pesquise as principais diferenças de palavras e expressões e isso te ajudará a integrar melhor e a comunicar de maneira mais eficaz. 

5. Habitação: Explore opções de moradia, tanto para aluguel quanto para compra. Plataformas como Idealista, Imovirtual e OLX são ótimas opções para entender o mercado imobiliário e os preços nas diferentes regiões. 

6. Saúde e Seguro: Pesquise sobre o sistema de saúde português, tanto público quanto privado, e avalie opções de seguro saúde para garantir uma cobertura adequada. Não esqueça de trazer o seu Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM, popularmente conhecido como PB4, que é um acordo de reciprocidade na área da saúde entre Brasil e Portugal, que permite que cidadãos brasileiros tenham acesso ao sistema de saúde pública em Portugal nas mesmas condições que os cidadãos portugueses no Brasil. Pode ser solicitado ainda no Brasil no site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certificado-de-direito-a-assistencia-medica e tem validade de um ano. 

7. Educação e Escolas: Se você tem filhos, essa é uma etapa crucial. Verifique escolas internacionais e locais para garantir uma boa educação para os pequenos. Não esqueça de trazer os históricos escolares devidamente apostilados. 

8. Rede de Apoio e Comunidade: Conectar-se com outros imigrantes e locais é fundamental. Participar de grupos no Facebook e fóruns online pode ajudar a obter dicas valiosas de quem já passou por essa experiência. 

9. Logística de Mudança: Planeje o que levar e o que deixar para trás. Avalie a melhor forma de enviar seus pertences e veja se realmente vai valer a pena. Com a mudança para outro país é hora de desapego, isso não é fácil mas também é libertador. Traga somente o necessário e de valor sentimental. 

10. Adaptação Cultural: Aproveite esse período inicial para mergulhar na cultura portuguesa, experimentar a gastronomia local, aprender sobre as tradições e explorar cada cantinho desse país encantador. 

Com um planejamento adequado e consciente sua jornada será mais prazerosa e especial. 

Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco.